Aumente as visitas ao seu site: entenda o que é fundamental para levar mais visitantes ao seu site e como fazer para que essas visitas se tornem leads!

Se você já tem um site, certamente entende o potencial que ele tem para te trazer algum benefício.

Dentre os variados tipos de sites existentes (e-commerce, magazine, institucional etc), um ponto é comum a todos eles: a necessidade de trágefo para seu crescimento.

De fato, para que seu site alcance o objetivo para o qual ele foi construído, será necessário que haja visitantes. São esses visitantes que geram o chamado tráfego.

E por que gerar tráfego é importante para o crescimento do seu site?

A quantidade de visitas que seu site recebe – literalmente, o tráfego – é o maior critério para definir a posição em que ele aparecerá no ranking do Google e demais mecanismos de busca.

E essa posição é decisiva para ditar o número de visitas que seu site vai receber.

Cada site tem um objetivo a cumprir com o número de visitas. Se seu site é informativo, ou seja, intuito é divulgar informações, textos, trabalhos, você quer que ele seja cada vez mais conhecido e compartilhado; se seu site é um e-commerce, você quer transformar os cliques de usuários em vendas. 

Portanto, antes de trabalhar em função de aumentar seu tráfego, você precisa saber qual é a utilidade que este tráfego terá para o seu site, ou melhor, seu negócio!

Como o tráfego vai ajudar a melhorar suas vendas?

Pensemos em uma espaço físico de comércio. Para que esse espaço – loja, centro comercial ou cultural, restaurante etc – fature, precisa primeiramente de visitas. Para receber visitas, é preciso se tornar conhecido. É aí que entra a publicidade: para que sua loja receba clientes, é necessário que as pessoas saibam, primeiramente, da existência dela, certo?

aumentar visitas: divulgação é a chave

No universo digital, a lógica é basicamente a mesma: para que seu site gere conversões – de visitas em vendas, por exemplo – ele precisa ser conhecido, visitado.

E a melhor forma de gerar tráfego para o seu site é colocá-lo em boas posições no ranking do Google. 

Os sites que recebem o maior número de visitantes são sempre aqueles que aparecem nas primeiras posições na página de buscas do Google.

Como fazer o site aparecer nas primeiras posições no Ranking do Google?

Essa única questão reúne um conjunto de repostas que contribuem direta ou indiretamente para o aumento do tráfego em seu site.

Neste artigo você pode entender exatamente como funciona o mecanismo de rankeamento do Google e como pode melhor a posição do seu site nele.

Fazer com que seu site apareça nas primeiras posições do ranking de busca é uma tarefa árdua, que envolve diversos fatores e demanda esforço.

aumentar visitas: minha pagina na primeira página do google

1. Crie um Blog para melhorar o tráfego no seu site

Sem dúvida esta é a primeira alternativa para quem quer gerar ou aumentar o tráfego para seu site.

Se você já tem um site, crie um Blog conectado a ele. Você deverá alimentar com conteúdo pensado exatamente para atrair visitas ao seu site.

Portanto, seu blog deve sempre estar atualizado com conteúdo de qualidade, pensado para o público alvo que você definiu.

aumentar visitas: gere conteúdo no seu blog

  • O Blog

Ao criar um blog, você deve se atentar para o quesito amadorismo. Qualquer pessoa pode criar um blog, assim como um site, gratuito.

Mas você deve ter em mente que, ao criar um blog amador, poderá se complicar quando seus resultados começarem a chamar atenção: ao precisar fazer ajustes no blog, pode acabar precisando alterar conteúdos e, com isso, perder posições alcançadas no ranking de buscas.

Assim como seu site, o blog também deve ser responsivo, ou seja: se adaptar com perfeição aos diversos formatos de telas nos quais ele poderá ser visualizado: computador, tablet, celular.

Além disto, precisa ter um layout que não espante seus possíveis leitores. Cuidado com o excesso de pop-ups e anúncios!

  • O Conteúdo

Seu blog pode falar sobre qualquer assunto que você queira, mas é aconselhável que seu conteúdo tenha alguma relação com os interesses da audiência que deseja atrair para seu site.

Definir sobre o que escrever se baseando no público-alvo é crucial para o sucesso.

Contudo, apenas produzir conteúdo de qualidade não vai fazer com que o tráfego de seu site aumente.

Para isso, você precisa produzir conteúdo segundo as mais recentes técnicas de SEO, e buscar se atualizar sobre elas sempre.

  • O Público-alvo 

Sempre tenha em mente que é necessário definir o público que pretende atingir. De nada adianta você produzir ótimos conteúdos se eles não tem um direcionamento específico.

Fazendo esta seleção, poderá produzir um conteúdo muito mais direcional, específico para atingir os interesses daquele público que mais te importa.

Saber delimitar o público-alvo pode fazer toda a diferença no momento de geração de tráfego para o seu site!

Você pode pensar que quanto mais pessoas seu conteúdo puder alcançar melhor. Mas isso é um erro: de que adianta um conteúdo ser alcançado por milhões de pessoas se elas não consomem esse conteúdo e nem tem interesse no seu negócio?

aumentar visitas: conteúdo de qualidade para tráfego de qualidade

Além disso, você precisa de um público que interaja com suas postagens: que curta, comente e compartilhe.

Portanto, muito mais que alcançar o maior número de pessoas, seu conteúdo deve alcançar as pessoas certas!

  • O Tráfego Qualificado 

Tráfego qualificado nada mais é que o tráfego gerado a partir de um público-alvo bem delimitado + conteúdo de qualidade. Como assim?

Ao optar por um público-alvo específico e gerar conteúdo para atender exatamente às necessidades deste público, você atrairá exatamente o público que selecionar para o seu site.

Por isso, quanto mais conteúdo personalizado você produzir, mais chances terá de publicar a solução para o problema de alguém.

Ou seja: quando uma pessoa buscar diretamente por algo no Google, se você tiver a resposta para aquele problema em seu site, maiores as chances de os motores de busca do Google selecionarem seu site como sugestão para essa pessoa.

  • A Concorrência 

Ter um blog é uma ótima saída para gerar tráfego para o seu site, sem dúvidas. E muita gente sabe disso! Por isso mesmo é muito difícil você tratar de um assunto sobre o qual nada tenha sido escrito ainda.

Num ambiente com tanta concorrência, é preciso atenção redobrada no momento de eleger o conteúdo do seu blog.

Procure estar sempre atento ao que sua concorrência tem produzido para não ficar pra trás.

gerar visitas: fique atento à concorrência!

Uma boa dica para lidar com a concorrência na internet é sempre procurar no buscador do Google o tema sobre o qual você está pensando em produzir conteúdo.

Estude as páginas que aparecem nas primeiras posições e procure produzir um conteúdo mais completo que o oferecido por elas.

2. Use Redes Sociais na geração de tráfego para seu site

As redes sociais se tornaram um fenômeno impossível de ignorar. Muito mais do que apenas canais criados para conectar pessoas, as redes sociais se tornaram poderosas ferramentas de marketing digital.

Se a divulgação de uma loja é o que a torna conhecida no mundo físico, no mundo digital como já dito, não seria diferente!

E que melhor lugar para divulgar seu site que uma rede social, local de encontro da grande maioria das pessoas na internet?

Só o Facebook já conta mais de um bilhão de acessos por dia! 

aumentar visitas: redes sociais

  • Divulgar posts do Blog nas Redes Sociais para melhorar o tráfego

Portanto, uma ótima saída para quem quer ter seu conteúdo circulando pela internet é, certamente, lançar mão das redes sociais e da interação com o usuário: todo post que você fizer no seu blog deve, necessariamente, divulgar nas redes sociais.

Tanto seu blog quanto seu site devem ter os famosos botões de interação: são aqueles botões que permitem ao usuário curtir ou compartilhar seu conteúdo através das contas dele em redes sociais.

Atualmente, praticamente todas as redes sociais já oferecem opções de perfis para empresas e negócios.

Optando por um perfil de rede social para empresa você conta com diversas ferramentas, específicas para cada caso, que vão te ajudar em todo esse processo para aumentar o tráfego do seu site.

  • Impulsionar posts do Blog para melhorar o tráfego

Compartilhar os posts do seu blog nas redes sociais pode, sim, gerar muito mais tráfego para o seu site. Contudo, se você quer realmente se destacar na internet precisa agir de forma profissional: é possível pagar para que cada post que você fizer seja impulsionado.

Você pode optar por pagar para que as publicações de seus posts nas redes sociais ganhem força e atinjam um grande número de pessoas.

Tudo que você precisa fazer é escolher uma ou mais redes sociais que possam atender aos seus objetivos e procurar saber como elas funcionam.

O Facebook é a rede social com mais usuários no mundo e, portanto, uma ótima opção para quem quer divulgar seu site. Neste artigoensinamos de forma simples a usar o Facebook a favor do impulsionamento do seu site. 

  • Delimitar de forma inteligente o público alvo dos seus posts para melhorar o tráfego do seu site

Utilizando os perfis de redes sociais para empresas, você tem acesso à ferramentas que permitem monitorar todas as atividades relacionadas às suas postagens: quantas pessoas foram atingidas por elas, quantas pessoas interagiram com elas, quantas destas interações se tornaram cliques no seu site e quantas se tornaram vendas…

Na hora de impulsionar sua publicação, você pode criar o público alvo perfeito para ela, delimitando ao máximo o alcance que seu post vai ter: pode delimitar a área geográfica que o post vai atingir, a idade das pessoas, o sexo, os interesses dentre outras variáveis.

A partir do momento que você começar a analisar os dados gerados pelas próprias redes sociais onde faz as postagens, terá acesso a informações relevantes sobre o perfil das pessoas que interagiram com sua publicação. Assim, a cada impulsionamento estará mais apto a delimitar o público específico que quer atingir.

Algumas redes sociais, como o Facebook, já informam no momento em que você seleciona seu público alvo se ele compreende um público muito amplo ou muito específico. E isto é ótimo para te ajudar a tirar o melhor proveito possível do impulsionamento.

Desta forma, você não desperdiça o impulsionamento com um público muito abrangente e que não tem interesse pelo seu conteúdo, mas sim o direciona exatamente para aquelas pessoas que tem possibilidade de clicar no seu post.

  • Criar promoções nas Redes Sociais para aumentar o engajamento e o tráfego para o seu site

Se tem uma palavra que define bem as práticas de relacionamento nas redes sociais é interação.

Interação é o que essas novas mídias mais trouxeram: diminuíram as barreiras entre anunciante e comprador, por exemplo, ou entre artistas e fãs.

Hoje, a interação é o que não só o internauta mas praticamente todas as pessoas buscam. As próprias mídias tradicionais, como jornais e canais de TV, já perceberam isso.

aumentar visitas: engajamento nas redes sociais

Portanto, se quer maior engajamento do público com seus posts, crie promoções.

Não precisa criar uma promoção a cada postagem do blog, mas utilize sua criativade e feeling para detectar o que seu público gostaria de ganhar.

Busque trabalhar com promoções que premiem a partir da interação dos seus contatos com suas postagens.

Divulgar o perfil da sua empresa e compartilhar os posts do seu blog a partir de promoções é uma ótima receita para gerar mais tráfego para o seu site.

3. Crie conteúdo para além do seu Blog

Ter um blog bem alimentado, como já vimos, é crucial para aumentar o tráfego do seu site. Entretanto, não é a única maneira de aumentar as visitas ao seu site.

Além disso, a produção de conteúdo para blog, se associada à outras práticas, pode produzir resultados muito mais eficazes.

Um outra maneira interessante para você aumentar o tráfego do seu site é a produção de conteúdo em outros formatos: e-books, infográficos, podcasts e webinars.

Esses produtos, quando de qualidade, devem ser disponibilizados para os usuários. A forma escolhida para disponibilizá-los pode envolver maneiras de aumentar os cliques e as visitas no seu site: trata-se do famoso call to action,  que literalmente é uma chamada para ação.

  • Call to action

Este termo designa exatamente o que sua tradução literal diz: chamada para ação. Normalmente, os call to action são representados por aquelas janelinhas que se abrem num site te convidando a baixar algum material ou a assinar alguma news letter.

aumentar visitas: call to action

Este call to action serve para através do conteúdo, levar mais visitas ao seu site.

De que forma?

A pessoa que visitar seu blog, para ter acesso a um determinado conteúdo, por exemplo, pode ter que assinar sua news letter. Assinando-a, fornece a você seu endereço de e-mail, para o qual você poderá enviar informativos e materiais para fazer com que este usuário visiste seu site.

call to action pode ser usado de várias formas, depende da sua criatividade!

  • E-book

Se você tem um blog cuja alimentação é feita com conteúdo de qualidade, pode aproveitar os próprios artigos postados nele para fazer um e-book. Reúna bons artigos que tenham alguma ligação entre si num e-book e ofereça-o ao público!

ebook

Você também pode identificar um tema pelo qual seu público alvo se interesse e a partir dele produzir um e-book especificamente para oferecer a ele, em troca de cliques, compartilhamentos ou o que melhor lhe atender.

  • Infográfico

Como atualmente grande parte do público online busca velocidade, você pode complementar os posts do seu blog com infográficos, ou preparar apresentações, sobre temas do interesse do seu público alvo, baseadas em infográficos.

Com uma compreensão mais visual, o infográfico atende aquele público que não quer saber de ler muito para entender determinado assunto.

  • Podcast

Outra forma de produção que atende muito bem àquele público que não gosta de ler, mas que tem interesse em bons conteúdos, é o Podcast.

É possível criar podcasts de todos os tipos, de maneira que você certamente poderá encontrar uma forma de agradar seu público alvo usando este meio de produção de conteúdo.

  • Webinar

Abreviação de web-based seminar, webinar é um seminário baseado em rede. 

Seguindo a onda do fenômeno da interação, os webnar são seminários, cursos ou aulas transmitidos ao vivo, em tempo real, pela internet. Estes eventos permitem a interação dos participantes, que podem enviar perguntas e participar de forma direta da aula ou curso que estiver sendo transmitido ao vivo.

Por se tratar de uma situação interativa e que permite a várias pessoas se conectarem ao mesmo tempo para participar do evento ao vivo, os webnar são excelente forma de promover a imagem do seu site.