Saiba como funcionam os Marketplaces e porque podem ser um bom negócio para sua empresa
Buscapé, Submarino, Lojas Americanas, Amazon… já pensou em vender seus produtos num grande shopping online?
O termo shopping center foi criado após a segunda guerra e trouxe uma ideia que simplificou a vida das pessoas.
Antes dos shoppings se tornarem populares aqui no Brasil, era necessário ir aos centros das cidades quando se queria ir a uma loja, cinema ou um bom restaurante, porque era onde o comércio estava reunido.
Era a única opção para encontrar comércio e lazer.
Então surgiram os shopping centers, essas estruturas normalmente circulares, sem relógios, cujo objetivo é fazer com que quem entre perca a noção do tempo enquanto permanece um bom tempo lá dentro.
Ao reunir tudo aquilo que era comum encontrar apenas pelas ruas dos centros, os shoppings logo se popularizaram e passaram a ser considerados pontos chaves das cidades.
Na era digital, este conceito serviu de base para o surgimento dos chamados Markeplaces.
Marketplaces são plataformas online gerenciadas por uma determinada empresa, onde outras empresas podem vender seus produtos. Empresas como Amazon, Submarino, Magazine Luiza dentre outras.
Mas o que exatamente é um Marketplace?
Em poucas palavras, um marketplace é um site próprio para que se venda produtos através da internet.
Diferente do e-commerce, que é uma loja virtual que vende apenas seu próprio produto, o marketplace é uma plataforma em que o internauta pode encontrar produtos de várias lojas distintas, comparando preços e formas de pagamento.
Para vender num destes espaços, as empresas devem se cadastrar nas plataformas de marketplaces que optarem por utilizar.
Os marketplaces funcionam muito bem. Isso porque, em geral, tem uma boa autoridade digital, de modo que recebem um volume muito alto de visitas, consequentemente são ranquaeados em boas posições nas SERPS e, principalmente, facilitam a venda pelo quesito confiança: muitas vezes, um potencial cliente não conhece sua loja e, além de dificilmente ter acesso a ela, ao pensar em comprar esbarraria na questão da popularidade.
Comprar com o respaldo de uma empresa já estabelecida e popular gera uma sensação de confiança que pode ser decisiva na hora da compra.
Outra vantagem do marketplace é a possibilidade que o cliente tem de fazer compras em mais de uma loja e efetuar um único pagamento.
Como funciona um Marketplace?
O marketplace funciona muito bem para qualquer pessoa que tenha interesse em comprar pela internet.
Quem quer vender, contudo, precisa ter um pouco mais de cautela e analisar alguns fatores antes de tomar a decisão.
Para fazer parte de um marketplace é necessário que a empresa interessada seja cadastrada na plataforma que escolheu, além de fazer o cadastro de seus produtos.
Porém, é preciso analisar atentamente porque cada empresa tem sua própria política de parcerias.
Há três tipos de Markteplaces:
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Marketplace Vertical
Um marketplace vertical vende produtos de muitas fontes mas todos de um mesmo tipo.
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Marketplace Horizontal
Marketplaces horizontais são aqueles em que um produto ou serviço atende à necessidade de uma ampla gama de compradores em diferentes setores de uma economia.
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Marketplace Global
Um mercado global, como o próprio nome diz, vende de tudo. O maior exemplo é o eBay: 167 milhões de usuários, mais de 1 bilhão de itens à venda, mais de 80% dos itens são novos.
Quanto custa vender num marketplace?
Os custos para venda de produtos em marketplaces costumam variar bastante.
De modo geral, a cada venda efetuada através do marketplace, a sua empresa paga uma taxa. Essas taxas irão variar de acordo com a divulgação que você contrata para seus produtos quando faz o cadastro.
Quanto mais um produto for divulgado, maior o valor da taxa a ser cobrada por sua venda.
Essas taxas cobradas pelos marketplaces costumam variar entre 9,5% e 30% do valor dos produtos vendidos.
Você também pode optar por uma integradora, que fará o cadastro dos seus produtos e a gestão de vendas de sua loja no marketplace, mas essas integradoras cobram mensalidades que podem passar de R$500,00.
Vale a pena vender nos Marketplaces?
Antes de vender em um marketplace, é necessário analisar sua estrutura financeira para decidir se vale a pena. Além do custo que a empresa já tem com cada produto, será preciso levar em consideração a taxa cobrada pelos marketplaces para verificar a possibilidade de lucro.
Certamente suas vendas, dentro de um marketplace, tem potencial de aumentar bastante. Mas você deve, também, analisar se este aumento proporcionará a você algum lucro ou se o próprio pagamento das taxas do marketplace vai miná-los.
Quais as vantagens de vender produtos num Marketplace?
Para as empresas cujas finanças dão conta de arcar com os custos das taxas de venda dos marketplaces sem que tenham prejuízo, são muitas as vantagens em vender nestas plataformas:
1. Aumento na visibilidade e nas vendas
O aumento das vendas está diretamente relacionado ao aumento da visibilidade que sua loja terá, já que estará num ambiente frequentado por milhares e milhares de pessoas todos os dias.
Você pode tanto integrar sua loja virtual a um marketplace quanto colocá-la na própria plataforma do marketplace que escolheu.
Em ambos os casos, há grandes possibilidades de suas vendas aumentarem com a divulgação de seus produtos num marketplace.
No primeiro caso, quanto maior o número de visitas ao seu site, maior a possibilidade de converter os leads gerados em vendas; no segundo, porque seu produto estará entre marcas conhecidas e em contato com públicos de perfis diversos, que provavelmente ainda não conheciam seu produto.
2. Baixo investimento
Não há nenhum investimento direto a se fazer ao optar por vender num marketplace.
Possivelmente, você terá gastos relativos à organização e levante da documentação necessária para realizar o cadastro no marketplace.
Também pode acabar tendo gastos com viagens que venha precisar fazer para reuniões pessoalmente com a administração do marketplace que escolheu, visto que alguns deles exigem reuniões presenciais.
3. Crescimento
Posicionar sua marca dentro de um marketplace pode trazer diversos benefícios para suas vendas, mas também para o crescimento de sua empresa, de modo geral.
Em um marketplace, sua marca poderá competir com mais força frente à concorrência.
Em função de um aumento na visibilidade, sua marca terá a possibilidade de se popularizar e atingir novos perfis de público.
4. Melhores posições em mecanismos de busca
A partir do momento que sua loja se torna mais popular, tende a alcançar melhores posições nos mecanismos de busca do Google.
Assim que sua loja e seus produtos passam a ser mais procurados, a relevância de ambos para os buscadores aumentará, melhor posicionando sua marca no ranking do Google.
Isso fará com que ela seja encontrada mais vezes pelos internautas, o que por sua vez aumentará os lucros da sua empresa.